Tecnologia e fraude académica. Como está o ensino superior a lidar com o problema?
Desafio quase tão antigo como a própria Academia, o fenómeno do plágio assume hoje contornos novos, intimamente associados à tecnologia. Sendo certo que o conhecimento está mais acessível do que nunca e o território do online parece diluir conceitos como propriedade e autoria, também é verdade que tem sido desenvolvido software de detecção de cópias integrais cada vez mais preciso. O rápido crescimento de plataformas de Inteligência Artificial é uma nova fronteira para a originalidade e o pensamento crítico. Como estão as instituições de ensino, em particular as de ensino superior, a lidar com este fenómeno? O ensino e a avaliação tal como a conhecemos ainda fazem sentido face a esta nova realidade?
- Moderação
-
Samuel Silva
Jornalista PÚBLICO
- Oradores
-
Maria João Viamonte
Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto
-
Paulo Peixoto
Pró-reitor da Universidade de Coimbra e membro do Instituto Internacional para a Pesquisa e a Ação sobre Fraude Académica e Plágio
-
Rodrigo Portela
Presidente da Associação de Estudantes do ISEP
Mais episódios
-
A publicidade e as redes sociais: os anúncios ainda funcionam no tempo dos influencers?
-
Quero mudar o mundo. Posso ganhar a vida dedicando-me a causas sociais?
-
Como é que a Inteligência Artificial vai revolucionar a Academia e os métodos de ensino?
-
Voluntariado Jovem e Transformação Social
-
Tecnologia e Saúde: Os desafios da inteligência artificial
-
A tecnologia e os desafios da comunicação e do marketing
-
A tecnologia no combate à desinformação
-
O papel da educação digital na inclusão
-
A sociedade de risco: como gerir as inseguranças do futuro?
-
A (in)felicidade de um diploma
-
A inovação do Big Data e os limites da privacidade. Estaremos seguros?
-
O poder da ciência nos progressos da medicina mudará as nossas vidas?
-
O poder da criatividade. De onde vem, como se estimula?
-
Realidades e percepções: o marketing como ferramenta para a construção do mundo
-
O mundo digital, entre o excesso de informação, a desinformação e a banalização da informação
-
Ensino digital: solução, fatalidade ou salvação?
-
À terceira edição do PSuperior queremos abrir o PÚBLICO a mais universitários
-
Tecnologia e coesão social: os desafios da inteligência artificial
-
O fim do curso para a vida: o que vamos ter de aprender sempre?
Gerir notificações
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Gerir notificações
Receba notificações quando publicamos um texto deste autor ou sobre os temas deste artigo.
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Notificações bloqueadas
Para permitir notificações, siga as instruções: