Corpo docente

Abel Barros Baptista

É professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem publicado diversos livros sobre as literaturas portuguesa e brasileira. Destacam-se os seus trabalhos sobre Camilo Castelo Branco e três livros sobre Machado de Assis, publicados no Brasil. Concebeu e dirigiu, para a Livros Cotovia, a colecção <i>Curso Breve de Literatura Brasileira</i>, em 14 volumes. Publicou várias colectâneas de ensaios e escreveu com Luísa Costa Gomes um romance cómico em forma epistolar, <i>O Defunto Elegante</i> (1996). Mais recentemente, publicou <i>Obnóxio</i> (Tinta-da-China, 2019). Com Clara Rowland, coordena a colecção <i>Os melhores deles todos</i>, na Tinta-da-China.

Carlos Mendes de Sousa

CARLOS MENDES DE SOUSA é professor na Universidade do Minho, onde ensina se tem dedicado especialmente ao estudo da literatura brasileira e da poesia portuguesa moderna e contemporânea. Entre os seus trabalhos contam-se os livros O Nascimento da Música. A Metáfora em Eugénio de Andrade (1992), Clarice Lispector. Figuras da Escrita (2000, Grande Prémio de Ensaio da APE; edição brasileira, 2012) e Clarice Lispector. Pinturas (2013). Em 2007, foi curador da exposição comemorativa do centenário do nascimento de Miguel Torga; co-dirigiu o projecto das Obras Completas de Eduardo Lourenço (Fundação Calouste Gulbenkian), sendo também colecção pelo volume Tempo e Poesia. Organizou a edição da Prosa e da Obra Poética de Sophia de Mello Breyner Andresen (2010) e, com Eunice Ribeiro, a Antologia da Poesia Experimental Portuguesa (2005). Publicou ensaios fundamentais sobre Cesário Verde, Jorge de Sousa Braga, Luís Miguel Nava ou Eduardo Lourenço e João Cabral de Melo Neto, muitos deles na revista Relâmpago, de que é um dos directores. Na literatura brasileira tem-se dedicado em particular à obra de Clarice Lispector.

Clara Rowland

CLARA ROWLAND é professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição. Desenvolve o seu trabalho nas áreas da Literatura Brasileira, da Literatura Comparada e dos Estudos Interartes. As suas publicações na área dos Estudos Brasileiros incluem ensaios sobre Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Bernardo Carvalho, Raduan Nassar, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. O seu livro A Forma do meio. Livro e narração na obra de João Guimarães Rosa foi publicado em 2011 pela editora da Unicamp (Brasil). Coordena, com Abel Barros Baptista, a colecção Os melhores deles todos, em curso de edição na Tinta-da-China.

Joana Matos Frias

É professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecciona, entre outras coisas, Literatura Portuguesa Contemporânea. Autora do livro "O Murmúrio das Imagens" (2018), e de várias colectâneas de ensaios. A sua actividade crítica tem-se repartido por autores portugueses e brasileiros da literatura moderna e contemporânea, de Fernando Pessoa a Manuel de Freitas.

Garanta o seu lugar

Preço Assinantes Público = preço membros Clube Tinta-da-china (Se quer usufruir do desconto enquanto membro do Clube Tinta-da-china, deve enviar um e-mail para tinteiro@tintadachina.pt)