Com o objectivo de dar a conhecer o processo de certificação e análise sensorial da sua câmara de provadores, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) volta a promover o Lab Verde Open Day, nas suas instalações no Porto — o laboratório é um edifício contíguo ao icónico Palacete Silva Monteiro, Casa do Vinho Verde. A iniciativa regista uma procura crescente e, por essa razão, a primeira data, já esta terça-feira (dia 14), já esgotou inscrições, mas o Laboratório estará de portas abertas também a 20 de Novembro.
A CVRRVV "regista um volume de mais de 3 mil pedidos de análise para certificação na Região dos Vinhos Verdes por ano", indica a Comissão em comunicado. E este programa, que já vai na 5.ª edição, "consiste numa apresentação dos requisitos para certificação", envolvendo também uma "explicação de todos os passos do controlo de qualidade e de confidencialidade das amostras entregues para análise".
Os participantes vão poder "experimentar a análise sensorial em contexto real, numa prova cega realizada na Câmara de Provas da CVRVV". Serão seguidos "todos os procedimentos oficiais da análise e avaliação dos vinhos", o objectivo da Comissão é mesmo mostrar como faz esse trabalho.
Para além da certificação de Vinhos Verdes, o laboratório da CVRVV presta serviços a outras regiões demarcadas, empresas e instituições, recebendo "cerca de 10 mil amostras para análise por ano".
“Com esta iniciativa pretendemos desmistificar o processo de análise inerente à certificação mostrando em contexto real como se processam todos os passos. Sobretudo, abrimos portas para explicar que é um processo rigoroso, sujeito a diversas avaliações de conformidade impostas pela regulamentação em vigor”, destaca Patrícia Porto, responsável pelo Laboratório da CVRVV, citada no comunicado desta entidade.
A inscrição no Lab Verde Open Day é gratuita, mas obrigatória. E está limitada a um número máximo de participantes: 12, tantos quantas as cabines de prova disponíveis.