APRENDER COM O PÚBLICO
Cartoon: ler e desenhar opinião – Plano de aula
Já aqui, no Aprender com o PÚBLICO, falámos sobre o texto de opinião, nomeadamente naquilo que o distingue de uma notícia, nas suas caraterísticas, funções e no espaço de pluralidade de pensamento que ele ocupa nos jornais.
Já aqui, no Aprender com o PÚBLICO, falamos sobre o texto de opinião, nomeadamente naquilo que o distingue de uma notícia, nas suas caraterísticas, funções, e no espaço de pluralidade de pensamento que ele ocupa nos jornais.
Desta vez vamos focar-nos no desenho da opinião. Aquilo que na imprensa se designa de cartoon.
Para isso, recuperámos um texto de Rita Pimenta, de julho de 2019, ano em que Cristina Sampaio, ilustradora e cartoonista, iniciou “comentário político”, semanalmente, ao domingo, no caderno P2 do PÚBLICO, na rubrica a que chamou “Desalinho”.
Interessa sublinhar que o cartoon não é uma ilustração de uma notícia. É o desenho que sintetiza a opinião do autor sobre determinado acontecimento mediático: “mesmo quando acompanho textos, dou sempre primazia à minha opinião. Faço uma reflexão sobre o assunto que está a ser tratado.” diz Cristina Sampaio que “sem medos, desenha a direito com linhas tortas. É assim que denuncia abusos de poder, contradições humanas, injustiças, crueldades. E faz-nos sorrir, enquanto nos abala a consciência.”
As suas mensagens exigem uma leitura visual pormenorizada, pois o essencial pode estar escondido no mais pequeno detalhe.
Destinatários: Alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento, Português, Educação Visual, Desenho A, Oficina de Artes, Oficina de Design
Pré-requisitos: Domínio das caraterísticas e funções do texto de opinião. (Sugerimos que esta aula surja na sequência de “Um facto e múltiplas opiniões”, plano de aula PÚBLICO na Escola).
Material: Texto do PÚBLICO “Cristina Sampaio desenha opinião”, publicado em julho de 2019; imagem de “Desalinho" publicado no dia 6 de junho; computador e projetor de vídeo; material para desenho (incluindo ferramentas digitais).
Duração das atividades: Deixamos ao critério do professor a gestão do tempo, de acordo com os recursos de que dispõe e as caraterísticas de cada turma.
Objetivos
- Conhecer os principais assuntos que fazem a atualidade;
- Comunicar um acontecimento e uma opinião;
- Usar o desenho e os meios de representação como instrumentos de comunicação, conhecimento e de interrogação;
- Perceber a influência dos media na forma como olhamos o mundo;
Antes da leitura
- Esclarecer os objetivos da aula;
- Dialogar com os alunos para ativação dos seus conhecimentos sobre: o que é uma opinião; o que carateriza um texto de opinião; onde e como podemos manifestar opinião;
- Questionar: O desenho pode expressar opinião? Em que situações, e em que circunstâncias? Quais as caraterísticas que, nesse caso, deve ter? Que competências exige dos intervenientes (autor e leitor)?
Leitura
- Exploração do caderno P2 do PÚBLICO (online ou impresso): temas, editor, jornalistas e colaboradores...;
- Apresentação dos trabalhos de Cristina Sampaio na rubrica “Desalinhos";
- Leitura do texto de Rita Pimenta “Cristina Sampaio desenha opinião”;
- Levantamento e discussão das frases do texto mais relevantes para o trabalho que vão desenvolver;
- Observação do trabalho de Cristina Sampaio selecionado para esta atividade e descoberta das suas principais caraterísticas;
- Identificação do(s) assunto(s) da atualidade relacionado com este trabalho.
Depois da leitura
- Pesquisa, na imprensa, dos conteúdos que possam ter inspirado este cartoon;
- Discussão sobre as competências exigidas ao cartoonista para a realização deste tipo de expressão da opinião, e ao leitor para a sua compreensão;
Individualmente, o aluno:
- Seleciona um tema/acontecimento da atualidade que suscite o seu interesse;
- Pesquisa, nos media, conteúdos relacionados com o tema/acontecimento escolhido;
- Realiza estudos gráficos exploratórios que sintetizem a sua opinião sobre esse tema/acontecimento;
- Partindo desses estudos, realiza um cartoon à semelhança de Cristina Sampaio.
Avaliação
- Capacidade de comunicar e sintetizar a sua opinião;
- Qualidade gráfica e coerência;
- Domínio técnico evidenciado;
Enviem os trabalhos para publiconaescola@publico.pt para nós publicarmos.
Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o Acordo Ortográfico de 1990.