APRENDER COM O PÚBLICO
O que é o DNA? Como é constituído? Plano de aula para o 11.º ano
Plano de aula para ajudar na compreensão do que é o DNA e sua constituição, assim como o que é um gene e um cromossoma. Como ponto de partida, uma notícia do PÚBLICO.
Contextualização
O DNA é uma longa molécula constituída por duas cadeias de nucleótidos. Cada nucleótido contém uma pentose (desoxirribose, neste caso), um grupo fosfato e uma base azotada (adenina, citosina, guanina ou timina) (NIGMS, 2009; NIGMS, 2013). As longas cadeias de nucleótidos formam genes e os grupos de genes são compactados em estruturas chamadas cromossomas (NIGMS, 2013). Com exceção dos espermatozóides e dos óvulos, os seres humanos têm 46 cromossomas (23 pares) em cada célula (NIGMS, 2009).
Em 1953, James Watson e Francis Crick propuseram o modelo em dupla hélice para a estrutura da molécula de DNA. Segundo este modelo:
— as duas cadeias de nucleótidos estão enroladas em hélice;
— ao longo de cada cadeia, os nucleótidos estão ligados por ligações covalentes (do tipo fosfodiéster) estabelecidas entre o grupo fosfato de um nucleótido e a desoxirribose do nucleótido seguinte;
— cada cadeia possui um grupo fosfato livre numa das extremidades (extremidade 5’) e um grupo hidroxilo livre na outra extremidade (extremidade 3’);
— a extremidade 5’ de uma cadeia está emparelhada com a extremidade 3’ da outra cadeia (cadeias antiparalelas);
— as duas cadeias estão unidas através de ligações (pontes de hidrogénio) entre os pares de bases azotadas. A adenina de uma cadeia liga-se à timina da outra cadeia (duas pontes de hidrogénio) e a citosina liga-se à guanina (três pontes de hidrogénio) (Moreira, 2013).
Destinatários
Alunos do 11.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias
Disciplinas
Biologia e Geologia; Cidadania e Desenvolvimento
Pré-requisitos
Conhecer as principais macromoléculas (proteínas, hidratos de carbono, lípidos e ácidos nucleicos) e suas funções (estrutural, energética, enzimática, de armazenamento e de transferência de informação).
Material
Artigo Genoma do milho revela que tem mais genes do que um ser humano, publicado no jornal PÚBLICO a 19 de novembro de 2009;
Vídeos educativos: O DNA e Cromossomas, ambos publicados pela Casa das Ciências;
Computador; projetor; colunas e acesso à Internet.
Duração
Deixamos ao critério do professor a gestão do tempo, de acordo com os recursos de que dispõe e as caraterísticas da sua turma.
Objetivos
- Explicar o que é o DNA e a sua estrutura;
- Explicar o que são os cromossomas e onde estão localizados;
- Explicar o empacotamento do DNA e as diferenças no número de cromossomas entre espécies;
- Analisar a informação que um jornal oferece;
- Discutir a importância da comunicação científica nos media.
Antes das atividades, o professor:
- dialoga com os alunos, proporcionando a ativação dos seus conhecimentos sobre as características estruturais e funcionais do DNA, o que é um gene e o que são cromossomas;
- esclarece sobre os objetivos da aula, tornando claro o seu percurso e a adequação dos recursos selecionados.
Sequência das atividades
O professor:
- projeta o título da notícia do PÚBLICO: Genoma do milho revela que tem mais genes do que um ser humano;
- solicita a identificação do antetítulo e a informação que dele retiram;
- incentiva a antecipação do conteúdo da notícia e a aproximação ao conteúdo curricular em questão;
- projeta o texto completo facilitando a sua leitura;
- cria um clima propício a que os alunos se manifestem de forma espontânea sobre o que leram e o relacionem com o que já sabem sobre o tema;
- solicita a identificação da principal fonte da notícia;
- promove a reflexão sobre a importância de recorrer a fontes fidedignas e cientificamente bem fundamentadas quando se comunica ciência;
- projeta os vídeos O DNA e Cromossomas, ambos publicados pela Casa das Ciências;
- incentiva um diálogo sobre o que visionaram;
- orienta os alunos na planificação e elaboração de um esquema que sintetize a informação mais relevante dos recursos explorados.
Após as atividades
- Os alunos realizam um quiz sobre a temática da aula (por exemplo, este disponibilizado pela Khan Academy).
Avaliação
- Pelo conhecimento que revela do mundo à sua volta
- Pelo envolvimento durante todo o processo
- Pela capacidade de análise e síntese
Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o Acordo Ortográfico de 1990.
Outros recursos Casa das Ciências:
Moreira, C., (2014) Replicação, Rev. Ciência Elem., V2(1):096
Bibliografia
Moreira, C., (2013) DNA, Rev. Ciência Elem., V1(1):004
National Institute of General Medical Sciences – NIGMS (2009). Dentro da Célula
National Institute of General Medical Sciences – NIGMS (2013). A Nova Genética