PROPOSTA DE ATIVIDADES
O texto e a ilustração à conversa
A edição do PÚBLICO do dia 12 de outubro dispensou a fotografia e “abriu as portas” à ilustração, assinalando o início da 2ª Bienal de Ilustração de Guimarães.
Nas últimas décadas, a ilustração ganhou uma nova dimensão, conquistou um novo espaço e protagonismo, desencadeou novos olhares, novas reflexões, despertou novos leitores capazes de atuarem na inter-relação dinâmica entre texto e ilustração e de compreenderem a relação semântica entre as duas linguagens: a verbal e a plástica. E é precisamente neste encontro de olhares sobre o mundo — o olhar do jornalista, o do ilustrador e o do leitor — que reside o interesse da atividade que propomos.
Destinatários: Alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário.
Disciplinas: Educação Visual/Desenho A/Oficina de Artes/ Oficina de Design/ Cidadania e Desenvolvimento.
Material: Vídeo PÚBLICO*; Conteúdos ilustrados publicados no PÚBLICO, no dia 12 de outubro (disponíveis em Mais Recursos); Projetor de vídeo; Conjunto de ilustrações; Material para ilustração (incluindo ferramentas digitais).
Duração das atividades: Deixamos ao critério do professor a gestão do tempo, de acordo com os recursos de que dispõe e as caraterísticas de cada turma.
Objetivos
- Usar o desenho e os meios de representação como instrumentos de conhecimento e de interrogação;
- Perceber a influência dos media na forma como olhamos o mundo.
Preparação da atividade
- Projeção de vídeo do PÚBLICO como estratégia de ativação dos conhecimentos dos alunos para a atividade que irá ser proposta;
- Exploração das mensagens transmitidas no vídeo visionado, a partir de um diálogo orientado pelas seguintes questões: identificação do evento; o motivo da iniciativa; as pessoas e profissões envolvidas; o trabalho de articulação desenvolvido entre elas;
- Identificação das vantagens e das desvantagens de os conteúdos jornalísticos serem ilustrados, em vez de serem acompanhados por fotografias;
- Apresentação da atividade que os alunos vão realizar e do processo que irão percorrer até estar concluída;
- Projeção das ilustrações, pré-selecionadas pelo professor, exemplificativas de diferentes linguagens gráficas.
Atividade
- Seleção de um dos textos ilustrados do jornal PÚBLICO (acessíveis, em baixo, em Mais Recursos Digitais), segundo o interesse de cada aluno;
- Identificação dos dois autores: o do texto e o da ilustração;
- Identificação de pontos de convergência entre o texto e a respetiva ilustração e de situações em que a ilustração acrescenta significado e suscita novas leituras;
- Realização de estudos gráficos exploratórios;
- Partindo dos estudos realizados, execução da ilustração para o texto escolhido aplicando uma técnica mista, à escolha do aluno.
Avaliação
Para avaliar a atividade podem ser utilizados os seguintes critérios:
- Relação entre a mensagem do texto e a ilustração;
- Relação espacial entre o texto e a ilustração;
- Qualidade gráfica e coerência;
- Domínio técnico evidenciado.
Mais Recursos Digitais
(Conteúdos do PÚBLICO publicados no dia 12 de outubro)
Outras sugestões:
- Replicar esta iniciativa do PÚBLICO, no Jornal da Escola;
- Pesquisar a obra dos artistas plásticos que colaboraram nesta iniciativa do jornal PÚBLICO;
- Visitar a galeria do 12º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira, que decorreu entre os dias 17 e 21 de outubro;
- Explorar o texto de José Volta e Pinto, publicada no P3, PÚBLICO, 15 de maio de 2019 - São ilustradores portugueses, são a Prata da Casa
- Explorar o texto de Mariana Durães, publicada no P3, PÚBLICO, 29 de outubro de 2019 – “João Fazenda não se revê “nesta Europa”. Por isso, desenhou o mar (de corpos) que o Mediterrâneo é.
- Dinamizar um workshop com alunos do 1º ciclo: ilustrações de pequenas notícias criadas por esses alunos.
*Vídeo Uma edição para celebrar a ilustração portuguesa, realizado por Vera Moutinho e Carolina Pescada, 11 de Outubro de 2019. URL: https://www.publico.pt/2019/10/11/video/edicao-celebrar-ilustracao-portuguesa-20191011-184452.
Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o Acordo Ortográfico de 1990