APRENDER COM O PÚBLICO
Gostas de cinema? Este desafio é para ti
É muito provável que antes de veres um filme, quer seja no cinema, nos canais da televisão ou nas plataformas de streaming, já tenhas procurado informação. Horários, local, ficha técnica, sinopse e críticas são pistas importantes que muitas vezes nos ajudam nas nossas escolhas. Esta semana, desafiamos-te a criar uma equipa que se dedique à divulgação do cinema.
Costumas procurar esse tipo de informação?
A que meios/fontes recorres?
No PÚBLICO encontras essas informações, quer no guia da edição impressa, quer no CinecartaZ do online, nas seguintes rubricas Estreias, Trailers, Em breve, Críticas, Notícias.
E ainda tens o ípsilon, o suplemento de cultura do Público que sai à sexta-feira, em versão impressa.
Nestes suplementos do PÚBLICO, podes encontrar a informação de que necessitas: o dia da estreia, horário e local, os filmes em exibição nas salas de cinema, uma pequena sinopse de cada um dos filmes e respetivas fichas técnicas, assim como textos mais complexos, elaborados pelos críticos de cinema do nosso jornal.
Caso ainda não o conheças, desafiamos-te a explorar o CINECARTAZ.
Achas importante a informação que encontraste?
O que acrescentarias ou mudarias?
Se ficaste interessado, desafiamos-te a criar uma equipa que se dedique à divulgação do cinema.
Para isso, deixamos-te aqui algumas dicas e fontes de informação que podem ser úteis para o arranque do teu projeto.
- Reúne alguns colegas que se interessem por cinema. Em conjunto, definam:
- Um nome para o projeto;
- Uma equipa de professores que vos orientem, aconselhem e revejam os vossos textos;
- A periodicidade da divulgação;
- O público-alvo;
- A(s) faixa (s) etária(s) dos filmes que vão divulgar;
- O tipo de media alvo: cinema, televisão, streaming, DVD (...)
- Um espaço para a divulgação do vosso trabalho: jornal escolar, rádio, podcast, blogue, site da escola, jornal local...;
- Um espaço que permita interação (físico ou online) para que outros elementos da comunidade educativa possam avaliar, fazer sugestões, dar as suas opiniões e outras perspetivas de análise sobre os filmes divulgados. É uma boa forma de avaliarem o vosso trabalho e de o irem reformulando de acordo com as necessidades e expectativas do vosso público;
- Passatempos (por ex. palavras cruzadas sobre o filme) e concursos (por ex. criação de um cartaz para um filme),
2. Em função das preferências e competências de cada um, definam os responsáveis pela:
- Pesquisa em fontes fidedignas que garantam credibilidade e atualidade;
- Seleção e visionamento dos filmes que pretendem divulgar;
- Atribuição de classificação (pode ser com estrelas, à semelhança do que faz o PÚBLICO);
- Elaboração da ficha técnica (com hiperligações para quem quiser saber mais sobre atores, realizadores...), pesquisa da imagem de capa do filme;
- Construção de um texto curto onde descrevam, de forma sucinta, o essencial do argumento, (sem spoilers);
- Construção de texto crítico sobre os filmes que, por algum motivo, considerem relevante destacar com a vossa opinião fundamentada (respeitando as caraterísticas e funções deste tipo de texto);
- Criação de notícias e reportagens;
- Interação com o vosso público;
- Criação de passatempos.
3. Se ficaste entusiasmado com a nossa sugestão, agora é só pores mãos à obra.
Se tiveres dúvidas, podes sempre contar com o PÚBLICO na Escola (publiconaescola@publico.pt).
Queremos saber novidades e divulgar os vossos projetos e iniciativas!
Nota: O Jornal PÚBLICO não é escrito segundo o Acordo Ortográfico de 1990.