Nigéria activa plano de emergência depois de registar 190 mortes por febre de Lassa
Doença, transmitida principalmente através do contacto com alimentos ou artigos domésticos contaminados com urina ou excrementos de roedores, infectou 1154 pessoas em seis estados nigerianos.
A Nigéria activou um plano de emergência depois de registar 190 mortes por febre de Lassa, uma doença hemorrágica viral, avançou a agência de controlo de doenças do país nesta segunda-feira.
A doença, transmitida principalmente através do contacto com alimentos ou artigos domésticos contaminados com urina ou excrementos de roedores, infectou 1154 pessoas em seis estados nigerianos.
Jide Idris, chefe do Centro Nigeriano de Controlo de Doenças (NCDC), disse que o risco de transmissão da doença foi considerado elevado, levando à activação do Centro de Operações de Emergência para gerir o surto.
"Embora a doença ocorra ao longo de todo o ano, o pico de transmissão ocorre tipicamente entre Outubro e Maio, coincidindo com a estação seca, quando a exposição humana aos roedores aumenta", disse o responsável numa conferência de imprensa em Abuja, capital da Nigéria.
Entre outras tarefas, o centro assegurará uma coordenação da gestão do surto na zona de controlo. Os sintomas do vírus - que também pode ser transmitido entre humanos através dos fluidos corporais - incluem febre e dores de cabeça. Nos casos mais graves, a infecção pode levar à morte do doente infectado.
A Organização Mundial de Saúde classifica a febre de Lassa como uma doença prioritária devido ao seu potencial epidémico e à falta de vacinas aprovadas.