“Cultura de violação ajuda abusadores a justificar os seus actos”

Marlene Matos, psicóloga da Universidade do Minho, considera que a história de Gisèle Pelicot evidencia que “as questões da desigualdade de género também alimentam estas culturas patriarcais”.

Foto
Todos os arguidos deste caso foram condenados a penas de prisão no julgamento, em Avignon, França França ZZIIGG via REUTERS
Ouça este artigo
00:00
05:30

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Gisèle Pelicot foi sedada e violada durante dez anos. Era através de um fórum online sobre fantasias de actos sexuais não consentidos que o seu ex-marido contactava os homens que iam a sua casa violar a mulher. Dominique Pelicot foi condenado à pena máxima de 20 anos de prisão pela violação agravada da sua ex-mulher, Gisèle, pela tentativa de violação agravada da mulher de um co-arguido e de ter recolhido imagens íntimas e sem consentimento da filha e de duas noras.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.