Khaled Jarrar traça a história da luta palestiniana com batatas, azeite e betão do apartheid

Até 12 de Janeiro, o Fórum Arte Braga apresenta Land After Art, a primeira exposição individual em Portugal do artista palestiniano (e ex-guarda-costas de Yasser Arafat).

Neg- 08 NOVEMBRO 2024 - Exposição do artista palestiniano Khaled Jarrar no Fórum Arte Braga
Fotogaleria
Khaled Jarrar a montar a obra Potatos & Nails, que evoca "as armas artesanais" feitas de batatas e pregos usadas pelas crianças durante a Primeira Intifada para furar os pneus dos jipes do exército israelita Nelson Garrido
Neg- 08 NOVEMBRO 2024 - Exposição do artista palestiniano Khaled Jarrar no Fórum Arte Braga
Fotogaleria
Khaled Jarrar reside entre Ramallah e Nova Iorque Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
10:35

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Durante a Primeira Intifada – o histórico levantamento da população da Palestina contra a ocupação israelita ocorrido entre 1987 e 1993, também conhecido como “guerra das pedras” –, Khaled Jarrar, então com 11 anos, fazia o mesmo que a maioria das crianças palestinianas. Roubava batatas da cozinha da mãe e pregos de prédios em construção para montar, com os amigos, “armas naturais e artesanais”. Arremessavam-nas contra os jipes do exército israelita para lhes furar os pneus, quando estes perseguiam as crianças e lhes apontavam “espingardas M16 vendidas pelos Estados Unidos”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.