“Numa cidade desigual, os grupos diferentes nunca estão presentes no mesmo lugar”
Uma forma de incluir é promover o encontro de diferentes grupos, defende o urbanista Ali Madanipour, que tem estudado a exclusão nas cidades. Defende, por isso, que devemos repensar o espaço público.
Como exercício tão experimental quanto aleatório, o professor de Desenho Urbano da Universidade de Newcastle (Reino Unido) Ali Madanipour procurou no Google “cidades sustentáveis”. O resultado que obteve é algo que descreve como uma espécie de “Manifesto Futurista embrulhado em verde”, diz o académico, que esteve em Vila Nova de Gaia, no final de Novembro, para uma conferência sobre transições urbanas do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.