Inundações
Aldeias, estradas, ruas inundadas — as imagens das inundações mortais em Valência
Mais de 60 pessoas morreram nas cheias que surpreenderam a Espanha nesta terça-feira. Há pelo menos sete pessoas desaparecidas e outras isoladas em locais inacessíveis.
- Cheias repentinas causam mais de 60 mortos em Espanha
- Chuvas de Espanha perdem intensidade ao chegar a Portugal esta quarta-feira
Pelo menos 62 pessoas morreram depois de chuvas torrenciais inundarem cidades no Sudeste de Espanha na terça-feira, levando as autoridades das zonas mais afectadas a aconselhar os cidadãos a ficarem em casa e evitarem viagens não-essenciais. Há pelo menos sete desaparecidos, um em Valência, a comunidade mais afectada, e seis em Letur.
As imagens que estão a ser divulgadas pelas televisões e nas redes sociais mostram aldeias, estradas, ruas e campos inundados, carros arrastados pelas águas e presos em auto-estradas. Dezenas de pessoas passaram a noite em cima de camiões ou carros, nos telhados de lojas ou postos de gasolina, ou presas dentro dos seus veículos em estradas congestionadas, à espera de resgate.
A Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET) chegou a declarar alerta vermelho na região Leste de Valência e o segundo nível mais elevado de alerta em partes da Andaluzia, no Sul do país. Dezenas de vídeos partilhados nas redes sociais durante a noite mostram pessoas presas pela enchente e algumas tiveram de subir a árvores para evitar serem levadas pela corrente.
Segundo o serviço de emergências da Comunidade Valenciana, cerca de 200 pessoas foram resgatadas durante a madrugada de diversos locais, mas as equipas de protecção civil e de militares que estão no terreno continuam sem acesso a várias zonas, por haver vias inundadas e destruídas ou infra-estruturas afectadas.