Monsanto: há 90 anos, de terras quase despidas, nascia o grande “pulmão” de Lisboa
A 1 de Novembro assinalam-se os 90 anos do decreto-lei que propôs a criação do Parque Florestal de Monsanto. Fomos a alguns dos muitos lugares do “pulmão” que ocupa cerca de 10% do concelho de Lisboa.
Embalados pelo canto de aves, passeamos por um autêntico tapete de musgo sombreado por sobreiros e pinheiros. Para trás, ficou um lago artificial, repleto de água e de espécies a espreitar, que só pode ser ultrapassado por uma ponte de madeira. Este é um caminho idílico na cidade de Lisboa em pleno Outono. O percurso é feito no Espaço Biodiversidade, um lugar vedado que ocupa 16 dos mais de 1045,3 hectares do Parque Florestal de Monsanto. Aqui se resguarda uma flora e fauna que são relíquias da biodiversidade que só podem ser visitadas com marcação.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.