Concurso
A metamorfose de um cão salsicha entre os finalistas dos Dog Photography Awards
Corridas pelo mundo, abraços aos donos e penteados caninos são outras das imagens finalistas deste ano.
Cães a correr na rua, na água ou no gelo, a envelhecer no colo ou nos braços dos tutores, outros sem um olho, com penteados invejáveis ou um dachshund que se transforma, literalmente, num cão salsicha, são algumas das fotografias vencedores do concurso Dog Photography Awards de 2024.
No total, foram premiadas 15 fotografias em cinco categorias: acção, retrato, estúdio, cães e pessoas e documentário. Greenlandic Flat Tire, do fotógrafo John Fabiano, mostra uma matilha de 13 huskies (e um humano) parados durante um nevão na aldeia indígena de Siorapaluk, no Noroeste da Gronelândia.
Ali vivem menos de 70 pessoas, que poucas palavras sabem dizer em inglês e cuja língua nativa é o Inuktun. Segundo o fotógrafo, no meio da paisagem gelada não havia GPS nem rede que facilitasse o regresso. “A nossa protecção, caso nos deparássemos com um urso polar, era uma espingarda de 1940. Os cães ficaram a observar e esperaram pacientemente até poderem voltar a fazer a sua coisa preferida no mundo — correr”, recorda John Fabiano, citado pelo site do concurso.
Da lista de vencedores fazem ainda parte as fotografias Moving in time, que acompanha o caminhar lento de um cão com um manto vermelho no dorso, e Mila, a cadela despenteada de pêlo preto e crista branca.
Os Dog Photography Awards foram criados em 2021 para dar a conhecer novos talentos no mundo da fotografia e “a extraordinária diversidade e encanto dos cães”, detalha a organização no comunicado enviado ao P3. A competição aceita candidaturas de fotógrafos do mundo inteiro, sendo que este ano concorreram 1700 pessoas de mais de 40 países, incluindo Estados Unidos, Suíça e Espanha.
Além dos vencedores, o júri atribuiu menções honrosas a 60 fotógrafos. Os vencedores receberam um troféu e um prémio monetário no valor de 2500 euros.