Não basta apostar na segurança, é preciso mais integração e coesão sociais

É sabido que o racismo e a estigmatização de bairros periféricos, em que há concentração de pessoas racializadas, há gerações, leva à sua guetização.

Ouça este artigo
00:00
06:36

Na sequência da morte de Odair Moniz, pelos disparos da arma de um agente da PSP, na madrugada de segunda-feira, na Cova da Moura, o país tem sido assolado por tumultos de populações de bairros da periferia de Lisboa, cuja contextualização é complexa e tem origens diversas. Mas há um outro tipo de consequência que tem assumido contornos graves, o aproveitamento político-partidário de uma tragédia. A situação é complexa e é necessário aguardar pelo fim do inquérito em curso sobre o que, de facto, se passou – ou seja, se o agente da PSP em causa actuou no quadro da legalidade democrática e obedeceu ao princípio da proporcionalidade no uso da força.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.