Já são conhecidos os melhores queijos de Portugal de 2024 (em 24 categorias)
Na 15ª edição do concurso estiveram em competição cerca de 200 queijos. A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no World of Wine, em Gaia.
Do queijo fresco ao queijo curado, do requeijão aos queijos com culturas de superfície, queijo com ervas e alho e até queijo com salmão fumado. Foram anunciados os vencedores do Concurso Queijos de Portugal de 2024, cujos prémios foram entregues pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), numa cerimónia que teve lugar no World of Wine, em Vila Nova de Gaia.
Desta vez, estiveram em competição cerca de 200 queijos, oriundos das diferentes regiões, que foram sendo distribuídos por 24 categorias. Foram destacados 24 são queijos (vencedores) e 48 receberam menções honrosas.
O concurso, na 15ª edição, tem como principal objectivo "impulsionar" a produção nacional e "dar visibilidade" aos melhores queijos produzidos em Portugal. Serve pois de plataforma para promover "tanto a qualidade, como a diversidade" dos queijos portugueses.
“É uma forma de reforçar a sustentabilidade das diferentes regiões, de criar e manter emprego e de preservar práticas e saberes, além de manter vivas as regiões produtivas”, afirma Maria Cândida Marramaque, directora-geral da ANIL.
“O queijo está cada vez mais integrado nos hábitos alimentares dos portugueses. É reconhecido como um alimento nutritivo, é uma excelente fonte de proteína e um alimento muito versátil, indispensável como snack, como ingrediente ou à mesa. Faz definitivamente parte da alimentação dos portugueses”, considerou Marramaque.
No final, houve tempo para um cocktail e para degustar os queijos vencedores desta edição.