O que sabemos hoje sobre José Afonso? Um congresso em Setúbal procura respostas
Nos dias 26 e 27, o Congresso Internacional José Afonso quer fazer “o ponto da situação do conhecimento que existe” sobre José Afonso. E em Setúbal, onde ele viveu 20 anos.
Foi em 1967 que o cantor e compositor José Afonso (1929-1987) se instalou na cidade de Setúbal, recém-chegado de Moçambique. Ali habitou em três casas, na última das quais a PIDE viria a detê-lo, nas vésperas do 1.º de Maio de 1973. E se mais tarde abandonaria a cidade, não deixaria o distrito, passando a viver em Azeitão até ao fim dos seus dias. Desta forte ligação de José Afonso à cidade do Sado há já um guia, em livro, Lugares de José Afonso na Geografia de Setúbal, de Albérico Afonso Costa, editado pela Associação José Afonso (AJA), em 2019 – e não é por acaso que a sede nacional da AJA é ali e não em Lisboa.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.