Morreu Marco Paulo, o cantor do Amor total
Autor de sucessos como Ninguém, ninguém ou Joana , o cantor e apresentador português debatia-se há décadas com doença oncológica. Tinha 79 anos.
- Obituário: Marco Paulo, vedeta da canção, cantor romântico, uma voz que atravessou gerações
- Reacções: “Uma voz belíssima, harmonicamente superior. Cantar fazia parte dele”
O cantor português Marco Paulo, conhecido intérprete de temas marcantes da música popular em Portugal na década de 1980 e 1990, como Eu tenho dois amores ou Joana, morreu nesta quinta-feira aos 79 anos. A notícia foi avançada pela SIC. O intérprete e apresentador televisivo debateu-se nas últimas décadas com doença oncológica.
Marco Paulo, nome artístico de João Simão da Silva, nasceu a 21 de Janeiro de 1945 e é um dos mais bem-sucedidos cantores portugueses. Ao longo da sua carreira, que encetou profissionalmente na década de 1960, participou em várias edições do Festival da Canção, e os seus discos venderam mais de cinco milhões de exemplares. Alguns dos seus temas mais conhecidos são Ninguém, ninguém (1978), Eu tenho dois amores (1980), Morena morenita (1984), Sempre que brilha o sol (1988) ou Joana (1988); a sua entrada nos anos 1990 faz-se com o enorme sucesso Taras e manias (1991).
A sua carreira tomou nova forma quando, além de continuar a cantar e em digressão, se tornou apresentador televisivo. Primeiro na RTP, com Eu Tenho Dois Amores, em 1994, um programa de conversas de domingo à noite que teve mais de 60 emissões, e Música no Coração, de 1996. É nesse ano que lhe é diagnosticado cancro do cólon. Foi operado em Junho do mesmo ano e submetido a sessões de quimioterapia.
Voltou a cantar, mudou de editora, e em 2011 estreia-se nas novelas com uma participação especial em Laços de Sangue, da SIC. A estação do grupo Impresa tornou-se a sua casa nos últimos anos, onde não só apresentava um programa semanal — Alô Marco Paulo — como também se viu retratado na série de ficção dedicada à sua vida, e com o seu nome, lançada na plataforma Opto. Alô Marco Paulo começou por ocupar as tardes de sábado da SIC, em que o cantor fazia parceria com Ana Marques, e depois passou às manhãs do mesmo dia.
Em 2022, recebeu o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Em 2020, tornou público que lhe fora diagnosticado cancro da mama e que seria submetido a tratamentos. No final desse ano, tornou público o agravamento do seu estado de saúde com a identificação de um tumor pulmonar.
Marco Paulo entrou em vários programas da SIC e fez participações especiais em várias novelas: dos programas diurnos Casa Feliz e Alô Portugal às telenovelas Terra Brava, Lua de Mel ou Golpe de Sorte. A minissérie de três episódios sobre a sua vida, Marco Paulo, foi um sucesso de audiências na SIC quando da sua transmissão a 1 de Janeiro de 2023. Alô Marco Paulo, programa em nome próprio, foi o seu último trabalho.