Atentos à Palestina, os Godspeed You! Black Emperor recusam perder a esperança

Com um “não-título” que alude ao já tragicamente desactualizado número oficial de mortos em Gaza, o grupo canadiano vai das trevas às réstias de luz que ainda é possível encontrar.

Foto
Os Godspeed You! Black Emperor fazem música para um século que “será ainda mais cruel” Kieran Frost/Redferns/Getty images
Ouça este artigo
00:00
03:40

Não é de hoje a preocupação dos Godspeed You! Black Emperor (GY!BE), lendária formação canadiana daquilo a que se convencionou chamar pós-rock, com os horrores vividos na Palestina. Já em 2002, o grupo abria Yanqui U.X.O. com uma tipicamente longa composição, 09-15-00, que, ainda que falhe a data certa, remete para o início da Segunda Intifada. Agora, o “não-título” do seu novo disco é “No Title as of 13 February 2024 28,340 Dead”. Uma referência, claro está, ao número de mortos reportado pelo Ministério da Saúde de Gaza desde o 7 de Outubro do ano passado. Um valor já tragicamente desactualizado — numa altura em que para o ministério é cada vez mais difícil obter informação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.