José Sacchetti, um “pide” na primeira pessoa
O PÚBLICO revela pela primeira vez a gravação parcial de um interrogatório feito em 1975 a um antigo dirigente da PIDE, José Sacchetti, então preso preventivamente em Caxias.
Em 1991, quando o arquivo da PIDE/DGS foi incorporado na Torre do Tombo — já afectado na sua integridade por um quarteto de d’s (destruições, desaparecimentos, desvios e desmembramentos) —, encontrava-se entre a numerosa documentação remetida de Caxias pelo Serviço de Coordenação e Extinção da PIDE/DGS um pequeno conjunto de cassetes ao qual não estava agregada qualquer descrição. Três cassetes reproduziam, num total de 150 minutos, a primeira parte de um interrogatório feito a um homem com 68 anos que fora quadro da PIDE, entre 1950 e 1970, primeiramente como inspector e inspector-adjunto na delegação de Coimbra e depois como director dos Serviços de Investigação e Contencioso, em Lisboa.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.