Pensamos sempre que sabemos o suficiente para tomar decisões. Mas é uma ilusão
Fenómeno que leva pessoas a ler só o título de uma notícia, mas a tirar conclusões daí, justifica parte da crença em polarização ou conspirações. É uma “cegueira cognitiva”, diz cientista português.
Se passar por um título de uma notícia numa qualquer rede social, procura mais informação? Ou, se calhar, aquela frase que tenta resumir todo o texto chega para tirar as suas conclusões e até para tomar decisões futuras. É possível que sofra de um viés agora designado como “ilusão da adequação da informação”: ou seja, a tendência para assumir que se tem informação suficiente para tomar uma decisão – sem sequer pensar que podem faltar dados ou contexto. Negligenciar este viés pode levar-nos a tomar decisões pouco fundamentadas.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.