Era uma vez uma equipa que levava cuidados neonatais a casa de bebés prematuros
Profissionais de saúde do São Sebastião, na Feira, vão a casa das famílias para evitar deslocações desnecessárias de recém-nascidos. Desde Janeiro já foram feitas mais de 100 consultas ao domicílio.
A mesa da sala de Patrícia e Vítor foi transformada numa "linha de montagem muito eficiente". Há roupinhas de bebé dobradas e organizadas em pequenas pilhas, uma banheira, várias chupetas, cremes, medicação e muitas, muitas fraldas — tudo para tornar o dia-a-dia do casal, pais de dois gémeos prematuros, o mais "prático possível". Francisco e Tomás nasceram a 2 de Agosto, com 34 semanas e 1 dia, e estiveram várias semanas internados na unidade de neonatologia do Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira. O casal tem outra filha, mas os desafios de cuidar de bebés prematuros são muitos e variados. É quase como se estivessem a aprender tudo de novo.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.