Ser Voluntário… em saúde mental

Queres fazer voluntariado mas não sabes por onde como começar? A rubrica Ser Voluntário dá uma ajuda.

Foto
Rubrica "Ser Voluntário": em saúde mental Getty Images
Ouça este artigo
00:00
02:02

Assinalou-se este mês o Dia Mundial da Saúde Mental, com o objetivo de combater o preconceito, o estigma e promover o conhecimento sobre saúde mental. Uma em cada cinco pessoas sofre de problemas de saúde mental em Portugal: o nosso país tem a mais elevada taxa de prevalência de doença de saúde mental na Europa e ocupa a quinta posição entre os países com mais casos.

Estes dados ajudam-nos a reforçar a importância de se falar cada vez mais sobre saúde mental, uma área que tem vindo a ganhar destaque nos últimos tempos, em parte devido aos efeitos mais sentidos durante a pandemia, com impacto direto e indirecto em muitos portugueses.

Para aqueles que procuram fazer voluntariado na área da Saúde Mental, existem várias oportunidades através de organizações identificadas na Bolsa do Voluntariado, uma delas é o NAEP- Núcleo de Apoio Emocional e Psicológico. Os voluntários da NAEP terão oportunidade de ajudar em tarefas cruciais para a promoção da saúde mental, incluindo a participação em educação continuada, o desenvolvimento de recursos educacionais, a manutenção de registos e o apoio a eventos e campanhas de consciencialização

Na zona de Lisboa, uma possibilidade de voluntariado será através da Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas, que trabalha na área de reabilitação de pessoas com doença mental e disponibiliza um conjunto de atividades de apoio, reabilitação e integração psicossocial e comunitária para pessoas com doença mental.

Ainda na zona de Lisboa a Associação Fénixis - Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental visa fomentar a inclusão social por via da promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades e da Saúde Mental, potenciando desse modo a capacitação e o empoderamento dos cidadãos.

Já na Região Autónoma da Madeira (RAM) existe a AFARAM - Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da Região Autónoma da Madeira, vocacionada para o apoio não só a pessoas com doença mental severa e persistente que gozam de alguma estabilização clínica como o apoio às suas famílias e comunidade. O essencial da sua intervenção é a área da reabilitação psicossocial – “recovery” ou recuperação, visando a sua reinserção social.


Em colaboração com a Bolsa do Voluntariado da ENTRAJUDA

Sugerir correcção
Comentar