Cidadão polaco resgatado após noite à deriva no mar na Madeira
Vítima foi localizada e monitorizada por um drone durante toda a madrugada, uma vez que não era possível realizar o resgate por mar em segurança.
Um cidadão de nacionalidade polaca foi na manhã deste domingo resgatado pelas autoridades marítimas portuguesas junto à costa da ilha da Madeira, depois de uma noite no mar.
O alerta para o desaparecimento do homem de 42 anos foi dado este sábado, perto das 18h40, pela mulher da vítima, que informou que o marido teria ido praticar a actividade de snorkeling (mergulho sem garrafa de oxigénio), não tendo regressado.
"A vítima foi localizada pela equipa de Sistemas Aéreos Não-Tripulados do Comando Operacional da Madeira, numa zona de muito difícil acesso, tendo sido decidido, pelas condições de mar que se faziam sentir, enviar uma manta térmica, uma lanterna e alimentos à vítima", lê-se num comunicado da Autoridade Marítima Nacional.
Não sendo possível realizar o resgate por mar em segurança, a vítima passou a madrugada a ser monitorizada em permanência por um drone.
Já na manhã deste domingo, "um dos tripulantes de embarcações salva-vidas conseguiu chegar junto da vítima, permanecendo com ela até à chegada de uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, que efectuou o resgate" junto à praia do Seixal, na costa Norte da Madeira.
O homem de 42 anos foi depois transportado para o Aeroporto da Madeira e, daí, para uma unidade hospitalar. Não foram adiantados detalhes sobre o estado de saúde da vítima.
Nas operações de busca e salvamento, coordenadas pela Autoridade Marítima Nacional, estiveram envolvidos elementos da Polícia Marítima do Funchal, do Comando Operacional da Madeira e dos Bombeiros Voluntários de São Vicente.