Inquérito de Estimação: Associação Canina da Fonte do Lobo
No Inquérito de Estimação, damos palco a associações e grupos de ajuda animal que o mundo deve conhecer. A Associação Canina da Fonte do Lobo resgata cães abandonados em Sintra.
Começou como muitas outras associações de protecção animal do país: um projecto de um pequeno grupo de pessoas que, por amor aos animais, começou a alimentá-los resgatá-los das ruas do concelho de Sintra.
Os primeiros passos na causa animal foram dados há mais de 20 anos, mas foi em 2011 que a iniciativa se transformou oficialmente na Associação Canina da Fonte do Lobo.
“Sentimos a necessidade de constituir associação não só pelo número de animais que possuíamos, mas também para dar a conhecer o nosso trabalho enquanto projecto que se preocupa com o bem-estar dos cães que temos ao nosso cuidado”, explica Shandra Almeida, uma das voluntárias, na resposta ao inquérito de estimação.
Neste momento, a associação canina tem cerca de 200 cães, a grande maioria adultos e seniores, à espera de uma família definitiva ou de um padrinho que ajude a pagar as despesas. Uns foram resgatados das ruas e outros dos maus tratos dos anteriores tutores.
Sam, Jungle, Anita, Savanah, Surya, Tecka, Rosita, Popota, Balú e Bubu são alguns dos animais disponíveis para adopção. Elliot, outro cão, também faz parte da lista. Chegou à associação em Junho depois de ter estado noutra. Não consegue andar, uma vez que as patas traseiras estão imobilizadas. Numa publicação no Instagram, a associação reconhece que “provavelmente nunca será adoptado”, mas está disponível para apadrinhamento.
“Esperamos que aqui tenha a possibilidade de descansar e conviver com outros cães, sem o perigo de se magoar”, lê-se na legenda.
Uma medida prioritária pelos direitos dos animais
Destacamos duas: a proibição de qualquer violência injustificada contra animais e a prestação de socorro imediato aos mesmos, sempre que se justificar.
Um caso marcante
Cada cão que está ao nosso cuidado tem uma história, uma personalidade que nos marca e todos eles com um percurso de vida que não nos deixa indiferentes. É impossível destacar apenas um.
Os nossos voluntários, como humanos que são, têm sempre um protegido que lhes é especial. Aqui, cada cão tem um humano apaixonado.
Um conselho para quem quer adoptar um animal
Aconselhamos que pondere bem, discuta o tema em família, tendo em conta que não é algo que se decida numa manhã de fim-de-semana. É uma vida que vai acompanhar a família durante muitos e muitos anos.
É importante que as pessoas que decidam ter um cão ou um gato sejam responsáveis e percebam que o animal é um novo membro integrante da família para os bons e maus momentos.
Um projecto que tem de ser conhecido
Além da associação, temos dois projectos que temos muito orgulho. Um deles é um programa sobre bem-estar animal que levámos até às escolas para que as crianças e os adolescentes estejam com um cão e aprendam tudo sobre como cuidar destes animais.
O segundo projecto é a nossa Tenda Solidária, um espaço onde vendemos artigos cujo valor angariado é canalizado para ajudar a pagar despesas veterinárias, medicação e alimentação especial dos nossos animais resgatados.
Uma pessoa anónima que vale a pena conhecer
Qualquer um de nós pode ser realmente conhecido pelo trabalho pessoal e emocional e, sobretudo, pelo tempo que dedica aos nossos animais. O tempo com eles é a maior riqueza que temos e são as melhores memórias que podemos guardar desta vida.