Museu do CCB celebra um ano com quatro novas exposições e entradas gratuitas

A arquitectura e a cidade com os filmes de Bêka & Lemoine, o percurso do arquitecto Hestnes Ferreira, o espaço na visão de Fred Sandback e uma selecção de obras em torno de Nan Goldin

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Em torno de Nan Goldin tem curadoria da directora do museu, Nuria Enguita, e como ponto de partida The Ballad of Sexual Dependency Daniel Zuchnik/Getty Images for Housing Works
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O Museu de Arte Contemporânea - Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa, vai celebrar um ano de existência com quatro novas exposições e entrada gratuita a 26 e 27 de Outubro. De acordo com o anúncio do MAC/CCB, a exposições vão abordar a vivência da arquitectura e da cidade através de filmes de Bêka & Lemoine, o percurso do arquitecto português Raúl Hestnes Ferreira, a transformação do espaço na visão do artista Fred Sandback e uma selecção de obras das colecções do museu inspirada no trabalho de Nan Goldin.

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A directora do museu, Nuria Enguita, com a ministra da Cultura Horacio Villalobos#Corbis/Getty Images

Durante esses dois dias, para assinalar um ano da abertura ao público, o MAC/CCB, que veio tomar o lugar do antigo Museu Colecção Berardo, terá entrada gratuita e horário alargado, e uma performance do artista francês Xavier Le Roy, a que se juntam lançamentos de publicações, visitas guiadas e oficinas para adultos e famílias.

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O arquitecto Raúl Hestnes Ferreira DR

Hestnes Ferreira - Forma, Matéria, Luz e Homo Urbanus, Uma Odisseia Cidamatográfica de Bêka & Lemoine serão as duas primeiras exposições da nova temporada, a inaugurar na quarta-feira, a primeira com curadoria de Alexandra Saraiva, Patrícia Bento d"Almeida e Paulo Tormenta Pinto, a segunda com Justin Jaeckle como curador.

Forma, Matéria, Luz irá apresentar uma leitura sobre a obra de Raúl Hestnes Ferreira (1931-2018), baseada no seu processo de trabalho, dominado pelo desenho a carvão e pela experimentação da arquitectura, numa organização da Fundação Instituto Marques da Silva.

A partir da mesma data, os visitantes poderão ver 13 filmes realizados pelos arquitectos, artistas e realizadores Bêka & Lemoine em outras tantas cidades, numa perspectiva que "coloca em diálogo o específico e o universal de modo a destacar as relações dos indivíduos — com o espaço, como entre si que as cidades não apenas produzem como também reflectem", segundo a programação.

A partir de 23 de Outubro o museu apresentará a obra de Fred Sandback (1943-2003) na mostra Alinhavando o Espaço, com curadoria de Lilian Tonle, abordando aspectos menos conhecidos do legado do artista norte-americano, nomeadamente os seus desenhos, gravuras, relevos em madeira e construções conceptuais. "Despidas de qualquer matéria excedente, as suas esculturas extraem potência do mínimo, do rigor e da leveza. Trata-se de arranjos de fios de lã que fazem coalescer desenho e construção", descreve um texto sobre a mostra de Sandback.

Na mesma altura, é inaugurada Intimidades em fuga. Em torno de Nan Goldin, com curadoria da directora do museu, a historiadora e curadora espanhola Nuria Enguita, tendo como ponto de partida a obra The Ballad of Sexual Dependency da fotógrafa norte-americana nascida em 1953. A obra de Goldin revela "um imaginário visual que dá conta da vida, de uma vida que se nomeia a si própria, numa série que dá forma a um espaço e a um tempo íntimos, um diário público que desfaz o presente, mostra a espessura das relações e dos vínculos através dos quais a vida simultaneamente passa e é vivida", segundo a curadoria.

A exposição será acompanhada por um programa de música e uma performance no auditório do centro de espectáculos do CCB.

A primeira directora do MAC/CCB, em funções há cerca de cinco meses, defendeu, em Julho, em entrevista à agência Lusa, que os museus "devem ser lugares para pensar de forma crítica" e envolver todo o tipo de públicos. "Há que encontrar um programa para o museu, mais do que de uma identidade", declarou Nuria Enguita sobre o projecto que apresentou ao CCB, e que conquistou o júri do concurso internacional lançado em 2023.

O seu conhecimento da arte portuguesa, a sua experiência curatorial noutras instituições culturais como o Instituo Valência de Arte Moderna (IVAM) e o Centro de Arte Bombas Gens, ambos em Valência, Espanha pesaram na opção final do júri, que avaliou 39 candidatos, a maioria estrangeiros.

Questionada na altura, pela Lusa, sobre o rumo que pretende dar ao museu, a directora artística sublinhou a importância de criar um programa aberto a trabalhar com a actualidade, e as questões dos artistas de várias gerações.

"A arte e a cultura formam parte do momento histórico e social e, como tal, das urgências do presente", considerou a responsável de 57 anos, formada em História e Teoria da Arte pela Universidade Autónoma de Madrid, em 1990.

O espaço museológico renovou a sua identidade em Outubro de 2023, após o fim do acordo de 15 anos entre o Estado e o coleccionador José Berardo, cuja colecção se encontra ainda à guarda do CCB por decisão judicial, no âmbito de um processo da banca contra o empresário madeirense.

No MAC/CCB estão ainda obras do acervo da Colecção de Arte Contemporânea do Estado (CACE), a Colecção Ellipse, adquirida pelo Estado, e a Colecção Teixeira de Freitas, deixada em depósito pelo coleccionador.