Construção de hotel em monumento classificado pode ser alerta para revisão de regras de protecção
Em Ponte de Lima, está a ser construído um hotel em cima do Paço de Curutelo, exemplar medieval classificado. A obra foi embargada e pode funcionar como alerta para a revisão das regras de protecção.
A transformação num hotel do Paço de Curutelo, monumento em Ponte de Lima com origem no século XII, está a gerar forte contestação. O empreendimento, da responsabilidade do grupo Vila Galé, visava reabilitar o património, mas as obras estão a descaracterizar o monumento, classificado como imóvel de interesse público em 1977. O eco das críticas já resultou no embargo de parte da obra, mas o Ministério da Cultura reconhece que o impacto é já “irreversível” e admite ser necessário rever as zonas de protecção para monumentos com classificações antigas. Os contestatários esperam que o incidente seja um marco para a transformação do paradigma de protecção do património cultural no país.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.