Parlamento Europeu: Orbán e Von der Leyen em choque frontal sobre Ucrânia e imigração
Protestos da esquerda, democratas e liberais e críticas das presidentes do executivo e parlamento europeus na apresentação de prioridades da Hungria na presidência rotativa da União Europeia.
Começou com protestos e acabou com uma canção de resistência a apresentação de Viktor Orbán, no Parlamento Europeu, das prioridades da Hungria para a presidência rotativa do Conselho da União Europeia. Pelo meio, houve uma colisão frontal com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, sobre os temas quentes da Ucrânia e imigração. Orbán até tinha evitado falar da Ucrânia no discurso inicial, mas foi por aí que Von der Leyen arrancou o seu discurso inflamado contra as posições pró-Rússia do primeiro-ministro húngaro: “Será que culpariam os húngaros pela invasão soviética de 1956?”
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.