Plano do Governo pode trazer “tranquilidade” aos media em Portugal?

Neste P24, ouvimos Felisbela Lopes, professora universitária e investigadora da Universidade do Minho na área das Ciências da Comunicação.

O Governo apresentou, esta terça-feira, um plano de acção para a comunicação social no valor de 55,2 milhões de euros. São 30 medidas, estruturadas em quatro eixos: regulação do sector, serviço público concessionado incentivos ao sector, e combate à desinformação e literacia mediática.

Sobre a RTP Luís Montenegro confirmou que a estação pública eliminará gradualmente a publicidade ao longo dos próximos três anos – uma medida que custará à volta de 22 milhões de euros e que não será compensada com um aumento da contribuição audiovisual.

Entre as medidas estão também incentivos à contratação de jornalistas, à distribuição de publicações periódicas em todos os concelhos do país e ao consumo de informação.

Numa altura em que o sector vive uma grave crise de sustentabilidade, poderão estas medidas trazer a tranquilidade desejada e mais qualidade ao jornalismo que se faz em Portugal?

Neste P24, ouvimos Felisbela Lopes, professora universitária e investigadora da Universidade do Minho na área das Ciências da Comunicação.


Siga o podcast P24 e receba cada episódio logo de manhã no Spotify, na Apple Podcasts, ou noutras aplicações para podcasts.​ Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Comentar