Domingos Xavier Viegas e o estudo dos incêndios florestais
O comportamento do fogo, as razões dos incêndios florestais em Portugal, as medidas já tomadas e o que precisamos de melhorar são alguns dos temas do episódio.
O convidado do episódio de hoje é o reconhecido especialista em incêndios florestais Domingos Xavier Viegas. É licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Aerodinâmica pela Universidade de Coimbra. Desde 1992 é professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, estando actualmente jubilado.
É director do Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais e presidiu a comissões independentes sobre grandes fogos em Portugal. Um percurso que começou com uma tragédia: a morte de 14 bombeiros em Armamar, em 1985, levou-o a estudar os fogos.
Ao longo da sua vida profissional foi distinguido em numerosas ocasiões, não só em Portugal, mas também no estrangeiro, por exemplo, com o prémio Batefuegos de Oro, atribuído pelo Ministério do Ambiente Espanhol em 2004 e o Wildland Fire Safety Award, atribuído em 2017 pela International Association of Wildland Fire pela sua contribuição, e da sua equipa, para a segurança dos bombeiros.
Falámos do comportamento do fogo, das razões dos incêndios florestais em Portugal, das medidas já tomadas e do que precisamos de melhorar.
O podcast Mais Lento do que a Luz sai quinzenalmente, às segundas-feiras. Siga o podcast e receba cada episódio no Spotify, na Apple Podcasts ou noutras aplicações para podcasts.
Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.