Os leitores ingleses da Condé Nast Traveller votaram "aos milhares" e escolheram os melhores de 2024 — sítios, hotéis, aeroportos, cruzeiros, etc. Nesta 27.ª edição, e pela primeira vez com os votos dos EUA e de Inglaterra separados, há duas distinções para Portugal que se destacam: o melhor hotel português (o Palácio Príncipe Real, em Lisboa) e a melhor ilha da Europa (a Madeira).
"Em ano de Jogos Olímpicos", o quadro de medalhas para Portugal mostra duas de ouro. A primeira vai para o hotel lisboeta (99.98 pontos) construído num palácio de 1877. No resto, entre os dez hotéis portugueses mais votados está outro lisboeta (The Ivens Lisbon Autograph Collection, 96.56 pontos; tinha sido sétimo classificado no ano passado). Na lista há ainda dois hotéis no Porto (The Yeatman, 98.10, e Torel Palace Porto, 97.95), dois no Algarve (Octant Vila Monte, 97.37, e Vila Joya, 96.50), um no Funchal (Savoy Palace, 98.29), em Melides (Vermelho Hotel, 92.84), na Comporta (AlmaLusa, 92.00) e em Monsaraz (São Lourenço do Barrocal, 91.73).
Para além dos destinos de longo curso (como Japão, Nova Zelândia, Austrália e Tailândia) que "continuam a brilhar", os leitores da Condé Nast Traveller destacaram a ilha da Madeira entre todas as da Europa.
"Quando se trata de brincar aos náufragos, Bali, Maldivas e Fiji são os candidatos óbvios para escapadas na praia e, na Europa, as pessoas deram às areias da Madeira (90.31 pontos) a pontuação mais alta", escreve a revista — os Açores surgem na 13.ª posição com 86.61 pontos.