Governo e autarquias trocam culpas após protesto ruidoso de bombeiros no Parlamento
Protesto dos sapadores na Assembleia da República foi seguido de pingue-pongue: Governo diz que resposta às exigências compete às autarquias, municípios dizem que aguardam resposta há quatro meses.
Centenas de bombeiros sapadores de todo o país saíram à rua esta quarta-feira e ocuparam as escadarias da Assembleia da República, em Lisboa, para reivindicar a valorização da sua carreira e salários. Em resposta à tensão que se sentiu durante a tarde, a ministra da Administração Interna sacudiu responsabilidades e atirou as culpas para os municípios, ao afirmar que "o patrão não é o Estado" e que as respostas "dependem das autarquias". A declaração não agradou à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que devolveu a crítica ao Governo e lembrou que há quatro meses entregou uma proposta para aumentar os bombeiros e não obteve resposta.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.