Uma garrafeira de Fátima para todo o Centro Litoral

A Garrafeira de Fátima tem uma forte implantação em toda a zona Centro, não só pelas vendas em loja, mas sobretudo pelo trabalho feito no canal horeca.

Foto
A Garrafeira de Fátima tem cerca de duas mil referências de todas as regiões portuguesas, das quais 32 são da Região dos Vinhos Verdes. DR
Ouça este artigo
00:00
02:39

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Manuel Pinho fundou a Garrafeira de Fátima em 1978, numa altura em que as grandes superfícies ainda não tinham a implantação que viriam a ter – com o impacto que se sabe no comércio local de vinhos e outras bebidas.

Foi aí que a empresa iniciou a sua mudança – que nunca mais parou –, iniciando uma forte actividade de vendas no canal horeca (isto é, hotéis, restauração e cafés) e na exportação, tendo como principais destinos Timor, Cabo Verde, Angola, Brasil e, muito pontualmente, Guiné-Bissau e Guiné-Conacri, para além de uma secção de mercearias e outros produtos alimentares.

Começou a actividade com uma loja em Fátima. Hoje tem uma outra morada em Leiria e ainda um espaço no edifício da loja de Fátima dedicado a provas, sessões de degustação e vendas, para grupos de 10 a 20 pessoas, uma boa parte estrangeiros.

No total, a Garrafeira de Fátima tem cerca de duas mil referências de todas as regiões portuguesas, além de licores e destilados. Dessas referências, 32 são da Região dos Vinhos Verdes, e aqui, também existe a preocupação de ter uma boa representação com vinhos das várias sub-regiões, desde os alvarinhos de Monção e Melgaço, passando pelos produtores de loureiro do Lima, de vinhos do distrito de Braga, no Baixo Minho, até ao distrito de Aveiro (Vale de Cambra e Arouca).

Nas sessões de degustação para grupos estrangeiros, que decorrem no tal segundo espaço em Fátima, também entram os Vinhos Verdes, e é curioso verificar que os maiores apreciadores são os polacos.

A esmagadora maioria de vendas centra-se nos vinhos da Região Douro, seguida de Alentejo e Tejo, já o grosso das vendas de Vinho Verdes verifica-se, não na loja, mas através dos seus vendedores no canal horeca.

Garrafeira de Fátima
Avenida D. José Alves Correia da Silva, 352, Fátima (Ourém)
Tel.: 249539260
Web: agarrafeiradefatima.pt
Das 09h às 13h30 e das 14h30 às 19h30
Encerra ao domingo

Avenida D. João III, Edifício 2000, 25, Cave, Leiria
Tel.: 244815932
Das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30; sábado, das 09h30 às 18h30
Encerra segunda de manhã e ao domingo

Cave do Vinho (Sala de Provas)
Rua Jacinta Marto, 183, Fátima (Ourém)
Tel.: 249539265/917203691
Web: cavedovinhofatima.pt


Este artigo foi publicado na edição n.º 13 da revista Singular.
Para saber mais sobre a política de conteúdos promovidos do PÚBLICO, clique aqui.

Sugerir correcção
Comentar