Podes estudar de forma gratuita em várias faculdades do país, uma medida apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Se tens mais de 23 anos e queres especializar-te, mas ainda não o fizeste por causa do preço das propinas esta pode ser uma boa opção para ti.
Nesta lista, há cursos que não exigem qualquer propina e outros em que pagas a propina mas, mais tarde, recebes um reembolso total ou quase total. Em alguns casos, só recebes esse reembolso depois de concluíres o curso com aproveitamento.
Não importam as notas que tiveste no passado, aqui os critérios são diferentes. São beneficiadas pessoas maiores de 23 anos, com níveis de ensino inferiores e desempregados porque a medida tem como objectivo contribuir para a “graduação da população” e aumentar “a investigação e desenvolvimento em Portugal”, segundo se lê no site da Direcção-Geral da Educação.
As candidaturas seguem quase todas a mesma lógica, pedem poucas informações para além das exigidas pelos critérios de selecção e os formulários encontram-se no site da própria instituição de ensino.
Estes cursos devolvem a propina
Há um número estabelecido de bolsas que varia de acordo com o curso que queres frequentar — a informação está disponível online. E há cursos para todos os gostos, em vários pontos do país. Em alguns casos podes ter de pagar a propina e candidatar-te à bolsa PRR para receberes o reembolso.
O P3 reuniu alguns exemplos de cursos grátis.
- Perigos Químicos na Cadeia Alimentar na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (120 euros reembolsáveis, 16 bolsas disponíveis)
- Ucraniano 1 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (270 euros reembolsáveis, 25 bolsas disponíveis)
- Cuidados de Saúde Transculturais no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (60 euros reembolsáveis, 20 bolsas disponíveis)
- Gestão de Conflitos nas Organizações de Saúde na Escola Superior de Saúde de Alcoitão (600 euros reembolsáveis + 50 euros de inscrição)
- Jornalismo desportivo na Escola Superior de Comunicação Social (até 50% valor da propina)
- Aquacultura sustentável na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (300 euros, dos quais 270 reembolsáveis, 15 bolsas disponíveis)
- Podcast: da Ideia ao Ouvido na Universidade da Beira Interior (200 euros reembolsáveis + 40 euros de taxa de frequência, 10 bolsas disponíveis)
- Arquitectura e Perspectiva de Género na Universidade da Beira Interior (200 euros reembolsáveis + 30 euros de taxa de frequência, 10 bolsas disponíveis)
- Museus e Arte Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (160 euros reembolsáveis)
- Programação em Python na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.