A península turca de Bodrum tornou-se conhecida como um paraíso para os super-ricos, mas o local onde se ergueu uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, o Mausoléu de Halicarnasso, tem muito mais a descobrir. Para além das festas e banhos de sol que proporciona, é, hoje, um lugar de boémia, arte e história plantado à beira do mar Egeu, como nos conta a Alexandra Prado Coelho.

Sahir Erozan, filho da carismática Rainha de Espadas, quer tornar o festival MedBodrum, que decorreu durante três dias no charmoso hotel Maçakizi e reuniu chefs internacionais, artistas e músicos – Bebel Gilberto e Skip Marley, neto de Bob Marley entre eles –, uma referência. Sahir quer fazer de Bodrum o ponto de encontro anual de artistas e boémios e, dessa forma, continuar uma história começada pela sua mãe, Ayla Emiroglu – conhecida como Maçakizi, a Rainha de Espadas – no final dos anos de 1970. O resto é para ler aqui.

 
           
          Conteúdo patrocinado          
          Dizer não ao transporte de plantas exóticas de fora da UE. Eis o porquê

A iniciativa #PlantHealth4Life visa prevenir as pragas e as doenças associadas ao transporte de plantas exóticas, com consequências alimentares, económicas e ambientais no espaço europeu.

         
           
 

Pelo meio, a Alexandra ainda nos guia por três espaços que mostram como é que o azul de Bodrum inspira os artistas e explica por que é que, para salvar o Mediterrâneo, temos de comer mais peixe-leão.

Ainda pela Turquia, a Mariana Godet percorreu mais de 1600 quilómetros por mar, ar, terra e sal e conta-nos aqui como foi.

Bom fim-de-semana e boas fugas!