O reiki é magia sem sentido nos cuidados de saúde
Esta é uma história típica das terapias alternativas: um guru tem uma solitária epifania que decide partilhar com o mundo. Mas a ciência não avança dessa maneira.
O reiki é uma terapia alternativa que goza de enorme popularidade, sendo disponibilizado em alguns hospitais públicos como parte dos cuidados de enfermagem. Trata-se de uma pseudociência que se baseia no conceito de “energia vital”, transferida do terapeuta para o paciente através das palmas das mãos, com ou sem toque. O vitalismo é uma crença pré-científica, segundo a qual todos os seres vivos têm uma “energia espiritual”, com a qual se pode interagir para prevenir ou tratar doenças. Mas não há qualquer prova científica da existência dessa misteriosa energia. E quando a eficácia dos tratamentos de reiki é avaliada pelos métodos da medicina científica, ela não é melhor do que um placebo, como veremos neste texto que faz parte da série “Como perder amigos rapidamente”.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.