Índia: de um lado do rio, um luxuoso casamento; do outro, frustração e ruas inundadas

As extravagantes núpcias de Anant Ambani foram um teste de Rorschach a nível nacional: uma montra inspiradora da riqueza indiana ou uma acusação de desenvolvimento desequilibrado?

Foto
À esquerda, Naushad Ahmed gere uma oficina de reparação de automóveis que sofre regularmente inundações (foto de Gerry Shih/The Washington Post); à direita, a noiva do casamento milionário, Radhika Merchant (RELIANCE INDUSTRIES / VIA REUTERS) DR
Ouça este artigo
00:00
07:48

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Na semana passada, em duas ruas de Bombaim, Índia, separadas por menos de um quilómetro, a vida foi perturbada por duas razões muito diferentes. De um lado do rio Mithi, a polícia espalhou-se para desviar o trânsito e garantir a segurança do casamento de Anant Ambani, o filho do homem mais rico da Ásia, e os empregados da zona comercial foram convidados a trabalhar a partir de casa. Do outro lado de uma ponte movimentada, bairros inteiros em torno da via conhecida como LBS Road ficaram submersos sob as chuvas da monção — o resultado, dizem os residentes, de um sistema de drenagem desactualizado e de administradores municipais pouco competentes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.