Fabrica da Benetton faz 30 anos e há artistas portugueses que desenharam esta história
Joana Astolfi, Catarina Carreiras e Mariana Fernandes são três dos 11 portugueses que passaram pela instituição de Treviso nas últimas décadas. Neste fim-de-semana, assinala-se o 30.º aniversário.
Foi em 2003 que a artista Joana Astolfi chegou à Fabrica da Benetton, em Treviso, Itália, tornando-se a primeira portuguesa a fazer parte dos mais de 800 “fabricantes”, como tipicamente chamam aos jovens que passam pelo centro de comunicação e pesquisa de arte, fundado por Luciano Benetton e Oliviero Toscani há precisamente 30 anos. “A Fabrica ajudou-me a abrir as portas todas, deu-me muita ginástica mental e criativa, as que uso até hoje. Ainda me sinto umbilicalmente ligada”, declara ao PÚBLICO a arquitecta que participa nas comemorações do 30.º aniversário nesta sexta-feira e sábado, 5 e 6 de Julho.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.