Há 98 autarcas de saída por limite de mandatos e 50 são do PS
Porto e Santarém são os distritos com mais presidentes de câmara que não se vão poder recandidatar nas eleições autárquicas do próximo ano.
Há 98 presidentes a cumprir o terceiro mandato autárquico consecutivo e que, devido à Lei de Limitação de Mandatos locais, não poderão concorrer à liderança desse município nas eleições autárquicas previstas para Setembro/Outubro do próximo ano. O PS tem a maior fatia, com meia centena dos autarcas socialistas de saída em 2025, ao passo que o PSD tem 33 nessa condição. Se a estes 33 juntarmos os municípios de Albergaria-a-Velha e Vale de Cambra, ambos no distrito de Aveiro e que são liderados pelo CDS, a diferença entre socialistas e sociais-democratas é de 15 presidentes no limite de mandatos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.