Como é triste perdermos a mocidade
No meio de tanta coisa mal explicada, a prudência aconselhava a não mexer no regime de IRS e estudar que efeitos teve desde 2020.
A ideia de que o IRS pode depender da idade apareceu de forma explícita em 2002, num artigo de Michael Kremer, “Should taxes be independent of age?”. A idade tem duas características interessantes, do ponto de vista da teoria da tributação ótima. É uma característica diretamente observável, que os indivíduos não conseguem aumentar ou diminuir, contrariamente ao rendimento, que pode variar, seja pelo que trabalham, seja pelo que declaram. E está relacionada com o rendimento; normalmente, ganhamos mais à medida que envelhecemos. Neste sentido, pode ajudar o sistema tributário a destrinçar os indivíduos com maior e menor capacidade para pagar impostos, o que permite aliviar algumas das distorções que decorrem de sistemas fiscais que dependem apenas do rendimento.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.