Assassino Profissional, O Bêbado e outras estreias para esta semana

O Ípsilon e o Cinecartaz trazem a lista de filmes que hoje se estreiam nas salas de cinema.

relaxar,ipsilon,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Assassino Profissional
relaxar,ipsilon,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Origin - Desigualdade e Preconceito
relaxar,ipsilon,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Graça Furiosa
relaxar,ipsilon,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
O Bêbado
,Campus Ueno, Universidade de Artes de Tóquio
Fotogaleria
Paixão
,Pierre-François Martin-Laval
Fotogaleria
As Aventuras de Jeff Panacloc e Jean-Marc
,Enterrada
Fotogaleria
The First Slam Dunk
Animação
Fotogaleria
Pinóquio: A História Verdadeira
Ouça este artigo
00:00
06:51

O professor Gary Johnson (Glen Powell) leva uma vida tranquila entre as aulas e os seus dois gatos. Paralelamente, passa por assassino a soldo, com um talento inato para se metamorfosear em múltiplas personagens, de forma a convencer os seus clientes de que é um profissional sério e confiável. O que esses clientes não sabem é que ele é, na verdade, um agente infiltrado a trabalhar com as autoridades e que ali está para combater o crime.

Tudo lhe corre bem até ser contratado para matar o marido de Madison (Adria Arjona), uma bela e misteriosa mulher que lhe diz ser vítima de violência doméstica. Quando ele julga ter tudo sob controlo, ela acaba por seduzi-lo, virar a sua vida do avesso e colocá-lo em sérios problemas com a lei.

Uma comédia de acção que se inspira num artigo escrito, em 2001, pelo jornalista Skip Hollandsworth para a revista Texas Monthly. Na altura, o realizador Richard Linklater, amigo de Hollandsworth, leu-o. Em 2020, durante a pandemia de covid-19, Linklater, juntamente com Hollandsworth e o actor Glen Powell, decidiram escrever um argumento e avançar com a produção da sua versão cinematográfica.

Críticas, salas e horários

Rogério (Vítor Roriz), um homem com a vida destruída pelo álcool, cruza-se casualmente com Oksana (Ina Esanu), uma jovem aterrorizada que lhe pede ajuda. Mas, ao aceder, não imagina que está a entrar no implacável mundo do tráfico de seres humanos.

Rodada em Setúbal e vencedora do Prémio FIPRESCI na 29.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português, esta primeira longa-metragem de André Marques teve o apoio do programa Biennale College Cinema do Festival de Cinema de Veneza, em 2014, e do Plot Script Lab, em 2015.

O projecto ganhou o fundo de Primeira Obras de Longa-Metragem do ICA em 2019 mas, com o surgimento da pandemia de covid-19, foi apenas concluído em 2023. André Marques tem várias de curtas-metragens premiadas no currículo, incluindo O Avô (2014), Luminita (2013) e Yulva (2015).

Críticas, salas e horários

Um drama com assinatura de Ava DuVernay – realizadora de Selma: A Marcha da Liberdade (2014), Queen Sugar (2016) ou 13.ª Emenda e da série Aos Olhos da Justiça (2019), todos com a questão do racismo como pano de fundo —, que segue a jornalista Isabel Wilkerson (Aunjanue Ellis-Taylor), vencedora de um Prémio Pulitzer, nos meses de pesquisa que antecederam a publicação da sua obra de não-ficção intitulada Caste: The Origins of Our Discontents.

Durante as suas investigações de casos reais de racismo no mundo, Isabel elabora uma tese sobre o sistema de estratificação social nos EUA que, segundo ela, não tem origem apenas na raça mas também nos conceitos de pureza, hierarquia, inclusão e exclusão, num inesperado paralelo com os sistemas de castas da Índia e da Alemanha nazi.

O filme estreou-se no Festival de Veneza em Setembro de 2023 e, para além de Ellis-Taylor no papel principal, conta com interpretações de Jon Bernthal, Niecy Nash, Finn Wittrock, Vera Farmiga, Audra McDonald, Connie Nielsen e Nick Offerman.

Críticas, salas e horários

Joy, uma imigrante filipina a trabalhar ilegalmente no Reino Unido, faz o que pode para criar Grace, a filha pequena. A sua esperança numa vida melhor surge quando recebe uma proposta para ser cuidadora do senhor Garrett, um aristocrata idoso que se encontra acamado com uma doença terminal.

Mas, com o passar dos dias, Joy dá-se conta de que aquela família esconde grandes segredos e que, ao aceitar o trabalho, colocou em risco não apenas a sua vida, mas também a de Grace.

Um filme de terror realizado e co-escrito por Paris Zarcilla, com actuações de Max Eigenmann, Jaeden Paige Boadilla, Leanne Best e David Hayman.

Salas e horários

Realizado, em 2008, pelo cineasta japonês Ryûsuke Hamaguchi – responsável por Happy Hour: Hora Feliz (2015), Roda da Fortuna e da Fantasia (2021), Drive My Car (2021) e Evil Does Not Exist (2023) – este drama gira em torno de um casal desde o momento em que anuncia as intenções de se casar durante um jantar com amigos próximos. A surpresa e o desconforto instalam-se, dando origem a cisões entre o casal, com a tensão a aumentar nos dias subsequentes.

Salas e horários

Jean-Marc é um macaco de peluche que, por ter a capacidade de falar como um humano, é levado para uma base militar para ser estudado por investigadores das várias áreas da ciência. Um dia, depois de inúmeras tentativas frustradas, consegue escapar.

Na fuga, o seu caminho cruza-se com o de Jeff, um homem calmo e satisfeito com a vida que seguia viagem até à quinta da sua querida avó. Depois de um primeiro impacto, que lhe causa uma grande surpresa e algum receio, Jeff fica comovido com a trágica história de Jean-Marc e resolve levá-lo consigo.

Mas há algo com que ele não esperava ter de lidar: o seu novo amigo tem uma língua afiada de onde saem constantemente palavrões e impropérios. Isso, é claro, vai chamar a atenção sobre eles e colocá-los em constantes apuros.

Uma comédia realizada Pierre-François Martin-Laval (Os Profs, Fahim, A Vingança do Professor Poutifard), que conta com Jeff Panacloc no papel de argumentista e de actor, ao dar corpo a Jeff e voz ao boneco Jean-Marc.

Salas e horários

A viver em Okinawa, no Japão, Ryota passou a infância a treinar com Sota, o irmão mais velho que, antes de morrer, era já uma estrela do basquetebol. Inspirado pelo legado de Sota, Ryota desenvolveu uma paixão ainda maior pelo desporto, o que fez com que integrasse a equipa da Escola Secundária de Shohoku.

Juntamente com os seus colegas Sakuragi, Rukawa, Akagi e Mitsui, Ryota enfrenta os seus maiores medos e prepara-se a todos os níveis para enfrentar os actuais campeões nacionais interescolas. Determinado a honrar a memória do irmão, torna-se uma espécie de mentor para os colegas, incentivando-os a dar tudo o que podem em campo e fora dele.

Produzido pelo Toei Animation e pelo DandeLion Animation Studio, um filme de animação realizado pelo japonês Takehiko Inoue, que tem por base uma manga da sua autoria.

Salas e horários

Um filme de animação realizado pelo russo Vasiliy Rovenskiy (A Grande Viagem 1 e 2) que aborda o clássico infantil escrito, em 1881, pelo italiano Carlo Collodi e publicado dois anos depois com as ilustrações de Enrico Mazzanti.

Desta vez, a narrativa é um pouco diferente e segue o pequeno boneco de madeira que tanto queria ganhar vida quando decide fugir de Gepeto, o seu pai adoptivo, e explorar o mundo. Mas as coisas complicam-se quando, na ânsia de viver novas experiências, Pinóquio se junta a um circo ambulante liderado pelo mal-intencionado Mangiafuoco.

Salas e horários

Sugerir correcção
Comentar