A FCT bateu no fundo?
Ao longo do processo do concurso de financiamento de projetos científicos, inicialmente previsto para 2023, o apoio da FCT à comunidade científica oscilou entre o moroso e o inexistente.
Há uns meses, num artigo intitulado “Truques e subterfúgios da FCT”, publicado neste jornal, eram apontadas algumas práticas questionáveis na atuação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Um dos pontos desse texto dizia respeito à irregularidade e imprevisibilidade nas datas de abertura de concursos para financiamento de projetos científicos. Estávamos em novembro de 2023, e questionava-se se a abertura do concurso inicialmente anunciado para março de 2023 e sucessivamente adiado ocorreria realmente nesse ano. Assim aconteceu. Ou será que não? Vejamos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.