Ministro da Agricultura quer “um travão” nos apoios à plantação de vinhas
Portugal tem um problema com o stock de vinho por escoar. É preciso “um travão, caso contrário estamos a deitar dinheiro fora”, diz José Manuel Fernandes na primeira entrevista desde que tomou posse.
- “Sem novas receitas, a PAC e a política de coesão vão ter um corte de 15%”
- “O primeiro objectivo é não perder um cêntimo da PAC”
A gestão das verbas do Fundo Ambiental tem de ter “melhorias”, quer na transparência da sua utilização quer quanto aos sectores que apoia. Em entrevista ao PÚBLICO, José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas, sublinha que o agroalimentar “é essencial” para ajudar Portugal “a equilibrar o défice da balança” comercial do sector, que “triplicou em dez anos”. E aponta “uma prioridade do Governo”: o Fundo Ambiental deve “contribuir para a agricultura, a floresta e para o objectivo, estruturante, do plano de armazenamento, abastecimento e uso eficiente de água”.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.