Quão “democráticas” serão as eleições indianas?
Modi tem sido bem-sucedido na polarização religiosa das massas hindus contra a democracia secular, demonizando as minorias religiosas e os partidos da oposição.
As eleições nacionais indianas realizar-se-ão em sete fases, entre Abril e Junho de 2024, com cerca de 968 milhões de eleitores elegíveis, pelo que serão as maiores a que o mundo já assistiu. A câmara baixa da Índia tem 543 lugares eleitos e qualquer partido precisa de um mínimo de 272 lugares para formar governo. Nas eleições de 2019, o Partido Bhartiya Janta (BJP), liderado pelo nacionalista hindu Narendra Modi, conquistou 303 dos 543 lugares. O BJP é um ramo da organização nacionalista hindu de extrema-direita, o Rastriya Swayamsevak Sangh (RSS). Com as suas raízes fascistas, o RSS é antidemocrático e, por inerência, anticristão e antimuçulmano.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.