Hotel Palace: Polanski acaba com o século XX — sem esperanças para o século XXI

É um filme que se constrói no silêncio gelado das plateias, que manda o espectador para casa com um frio existencial nos ossos.

john-cleese,roman-polanski,fanny-ardant,critica,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Estamos a 30 de Dezembro de 1999, e na TV Ieltsin demite-se do cargo de Presidente da Rússia, sucedendo-lhe um ex-funcionário do KGB Malgosia Abramowska
john-cleese,roman-polanski,fanny-ardant,critica,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Malgosia Abramowska
john-cleese,roman-polanski,fanny-ardant,critica,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Malgosia Abramowska
john-cleese,roman-polanski,fanny-ardant,critica,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Malgosia Abramowska
,O Palácio
Fotogaleria
Malgosia Abramowska
Ouça este artigo
00:00
05:14

Não há nada de sibilino no cinema de Roman Polanski. Pelo contrário, ali é sempre clara, evidente a brutalidade, a grosseria do mundo. Eis então o plano, às tantas em O Hotel Palace, em que a sala que serve de cofre-forte num hotel, e onde uma troupe vigarista do luxo de pechisbeque negoceia com o manager a guarda das suas posses, é enquadrada como se fosse um cenário que sobreviveu para contar o século XX: não parece aquilo a câmara de gás de um campo de concentração? É um curto-circuito, sobreposição mental de imagens, promovido por Polanski.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.