Um atribulado passeio de jipe para realçar a flor serena do amendoal
Os postais das amendoeiras em flor exibem sempre céus azuis e paisagens tranquilas. Mas fora de estrada ganha-se outro respeito pela delicadeza de um amendoal que em terra agreste floresce garboso.
Dificilmente alguém idealiza descobrir as suas primeiras amendoeiras em flor num cenário que não seja de sol radioso, entre céus de vivo azul. Mas a natureza é quem mais ordena e, no fim-de-semana em que aceitámos o convite do clube BragAventura para percorrer territórios dos distritos de Vila Real e Bragança reputados pelos seus amendoais, a paleta foi quase toda em tons de cinzento. Em três dias de passeio, choveu sempre, com fartura, até granizo; o frio também não cedeu, impondo fotos cheias de kispos e gorros, pouco amigos de perfis elegantes; e o céu insistiu em manter-se triste e sem graça, abrindo-se apenas por alguns minutos no último dia, quando a paisagem já era sobretudo de olival.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.