Fotogaleria
As melhores do concurso que "une a beleza da Fotografia ao amor pelo planeta"
As submissões à primeira edição de The Nature Photography Contest terminaram há vários meses. O concurso que "une o compromisso ambiental à beleza da fotografia" revela agora os vencedores.
O concurso The Nature Photography Contest lançou a primeira edição em 2023 e revelou, a 15 de Janeiro de 2024, as quase cem melhores fotografias submetidas por 400 fotógrafos de todo o mundo. "Todas as fotografias ilustram diferentes aspectos do motivo pelo qual devemos prestar atenção ao nosso mundo, desde a beleza das paisagens até aos efeitos nefastos do nosso descuido", lê-se no comunicado dirigido pela organização do concurso ao P3.
Foram atribuídos dois grandes galardões, o do Fotógrafo do Ano e o da Fotografia do Ano. O primeiro foi atribuído ao fotógrafo belga Alain Schroeder, que deu cartas em várias categorias do concurso, e que se distinguiu pelo seu "notório compromisso com o meio ambiente", escreve a organização. Uma das fotografias do projecto Saving Orangutans, que foi também distinguido no World Press Photo, em 2020 — e que foi publicado no P3 —, logrou o prémio de melhor na categoria Partilhando o Planeta. Serão, a título de prémio, plantadas cerca de 400 árvores em seu nome, em colaboração com a organização One Tree Planted.
Por sua vez, a fotografia subaquática de Glenn Ostle, que descreve um leão-marinho em Los Islotes, em La Paz, México, conquistou o título de Melhor Fotografia do Ano. "A capacidade de Ostle de captar o momento exacto em que o leão-marinho parece posar para ele, diante de um cardume que forma um belo cenário, impressionou o júri", declara a organização, que decidiu distinguir a imagem por acreditar na importância da protecção do fundo marinho e das espécies que nele habitam. Ostle ganhou o prémio pecuniário de mil dólares.
Para além das duas grandes distinções, o concurso decidiu também dar destaque às melhores fotografias de cada categoria. Marek Biegalski (Paisagem Natural), Soumya Ranjan Bhattacharyya (Vida Selvagem), Adrian Truchta (Fotografia Macro), 家 住 (Fotografia Subaquática), Alessio Calviani (Aves), Marcio Cabral (Vida das Plantas), Marc Marco (Fotografia Nocturna), Muhammad Hossain (Impacto Ambiental) e Panisara Sripratoom (Natureza Engraçada) são os autores das imagens que tocaram a sensibilidade do júri.
O período de submissão de fotografias à segunda edição de The Nature Photography Contest terá início em 2024. "A organização espera, na próxima edição, conseguir chegar a um número ainda maior de fotógrafos e fazer com que as suas imagens cumpram a sua função", que é a de alertar para a necessidade da conservação do planeta e celebrar a sua beleza.