Sabemos agora mais sobre o que se esconde no nariz dos portugueses
Amostras recolhidas em portugueses permitiram traçar uma ideia mais rigorosa das bactérias que vivem nos nossos narizes. Com este conhecimento poder-se-ão evitar doenças.
Um grupo de cientistas portugueses descobriu que micróbios estão por detrás do nosso nariz, através de uma investigação publicada na revista Microbiome, que reuniu adultos saudáveis, residentes em Lisboa, e recolheu amostras do interior do tracto respiratório ao longo de seis meses. Os cientistas identificaram os microrganismos aí presentes e tiveram em conta vários factores, como os hábitos tabágicos e o contacto directo com crianças. Concluiu-se, por exemplo, que a presença da bactéria Streptococcus pneumoniae ofusca a microbiota do tracto respiratório superior de adultos saudáveis.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.