Dois mil milhões foram gastos nos EUA em postos de carregamento para veículos eléctricos. Muitos não funcionam
Depois do Dieselgate, a Volkswagen criou uma empresa de carregadores de veículos eléctricos para fazer as pazes com os americanos. Mas muitos estão inoperacionais ou a funcionar incorrectamente.
A maior rede pública de carregamento de veículos eléctricos nos EUA foi criada por ordem judicial. Em 2016, um ano depois de o escândalo de emissões Dieselgate da Volkswagen ter vindo a público, o fabricante de automóveis alemão concordou em fazer reparações gastando dois mil milhões de dólares (1832 milhões de euros) na construção de carregadores para carros eléctricos, incentivando a adopção destes veículos. O objectivo era compensar a sociedade pela poluição atmosférica criada pelos motores defeituosos da Volkswagen — e apimentar o país com carregadores de veículos eléctricos (VE).
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.