Zona Verde do Iraque, onde fica a embaixada dos EUA, alvo de rockets durante a noite

Região altamente fortificada da capital iraquiana foi atingida por rockets. Não se sabe se o ataque provocou vítimas ou danos. Sirenes alertaram civis para que se protegessem.

Foto
A embaixada dos Estados Unidos no Iraque fica numa zona altamente fortificada e protegida por defesas aéreas em Bagdad Wikimedia Commons
Ouça este artigo
00:00
01:11

A Zona Verde de Bagdade, uma região altamente fortificada na capital iraquiana que abriga a embaixada dos Estados Unidos da América (EUA), foi alvo de vários rockets na madrugada de sexta-feira, confirmaram duas fontes de segurança, acrescentando que não era claro onde é que eles tinham caído, nem se houve danos.

Foram ouvidas explosões perto da embaixada, na capital do Iraque, por volta das 4h da manhã de sexta-feira, e as sirenes foram accionadas para pedir aos civis que "se abaixassem e se protegessem", de acordo com vídeos do local que estão a circular nas redes sociais e cuja veracidade foi confirmada por uma fonte informada.

Os porta-vozes da embaixada não responderam aos pedidos de comentários. Não ficou imediatamente claro se os sistemas de defesa aérea da embaixada foram activados, nem se o ataque provocou vítimas.

As forças dos Estados Unidos da América em bases militares no Iraque e na Síria enfrentaram mais de 70 ataques desde meados de Outubro, reivindicados por uma organização "guarda-chuva" de grupos armados muçulmanos xiitas iraquianos, embora as missões diplomáticas tenham sido poupadas. Nenhum grupo assumiu, para já, a responsabilidade por qualquer ataque à embaixada dos EUA na sexta-feira.